Para guardar na cabeça: 10 truques rápidos de memorização

Todo mundo está com uma vida bem atribulada. Cada dia mais temos dificuldade de lembrar de todos os compromissos. Aqui vai alguns truques rápidos de memorização.

 

Memorização
Memorização

 

Tem dificuldade para se lembrar de datas, endereços e nome de pessoas? Fique tranquilo, você não é o único. Um estudo realizado pela Leflein, empresa especializada em pesquisas de mercado, aponta que jovens adultos com idade entre 18 e 34 têm mais problemas para se lembrar onde deixaram as chaves do carro ou o celular, por exemplo, do que pessoas com mais de 55 anos.

 

Além disso, alguns estudiosos acreditam que só nos recordamos 10% do que aprendemos e que os outros 90% são esquecidos rapidamente – mas essa é só uma hipótese, os dados não foram comprovados pela ciência. Agora você percebe que não tem uma memória tão ruim como imaginava?

 

Por sorte é possível amenizar esses lapsos e melhorar a capacidade de memorização. Como? Treinando seu cérebro! Listamos 10 truques simples que lhe ajudarão a lembrar dos compromissos com mais facilidade. Confira:

 

1 – Durma bem:
Os grupos do WhatsApp, as várias notificações das demais redes sociais e até os projetos pessoais podem ser mais tentadores do que dormir cedo, mas para ter uma boa memória, é necessário ter uma boa noite de sono. Quando não dormimos o suficiente, acabamos esquecendo as informações com mais facilidade e, pior, nosso cérebro pode criar falsas memórias e nos levar a lembrar de coisas que sequer aconteceram.

 

2 – Foco
Antes de estudar, de ler um artigo importante ou de aprender uma nova função, esteja descansado e evite distrações. Para memorizar algo é preciso se concentrar e limitar outros estímulos, portanto, procure desligar o celular, não ouvir música, nem deixar a televisão ligada. Se a tentação de visualizar as notificações for mais forte, desligue o Wi-Fi.

 

3 – Aceita um café?
Se você gosta de café, pode continuar com o hábito. Um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins descobriu que duas xícaras de café ajudam a reter informações. Para aproveitar os benefícios da bebida, beba-a depois de reuniões e treinamentos ou assim que começar a trabalhar.

 

4 – Faça corridas
Sabia que correr ajuda a retardar o envelhecimento do cérebro? A neurocientistaSandrine Thuret explica que mesmo na idade adulta conseguimos produzir novos neurônios e, atividades como correr, transar e estudar, estimulam a neurogênese e, consequentemente, turbinam nossa memória.

 

5 – Bloco de notas
Não deixe o bloquinho e a caneta de lado! Rabiscar enquanto aprendemos outras funções aumenta nossa memorização. Segundo Sunita Brown, autora do livro The Doodle Revolution, rabiscar é uma ferramenta útil para a memória e pode interferir na forma como processamos informações e resolvemos problemas.

 

6 – Conecte informações
Conecte as novas informações com outras que já façam parte do seu cotidiano. Se estiver aprendendo um novo idioma, relacione as novas palavras com sons que você conhece. Outra forma de lembrar é associando a objetos, tanto pessoas quanto relatórios, documentos e afins. Por exemplo: você conheceu seu novo colega de trabalho, o Pedro, e ele estava perto da janela. Uma forma de lembrar seu nome é pensando nele como Pedro da janela. Pode parecer uma dica esquisita, mas funciona.

 

7 – Botão soneca
Precisa memorizar um número de telefone, endereço ou uma senha rapidamente? Ao invés de repetir as informações incansavelmente, relembre-as de 15 em 15 segundos ou espere entre um a dois minutos para relembrar.

 

8 – O que você está ouvindo?
Tudo bem, a gente disse que para se concentrar em um novo aprendizado é importante se desconectar, não ouvir músicas e nem ligar a TV, mas se você adora ouvir um som, use suas músicas favoritas para memorizar. Como? Crie uma espécie de “paródia”, reescreva a letra da canção com as informações que você precisa lembrar.

 

9 – Sistema de pinos
Mais um método estranho? Pode ser… mas o sistema de pinos é muito útil e simples para se lembrar de algo. Precisa memorizar uma informação? Um site, artigo, livro? Pense em cada dado como uma parte do corpo humano e associe-o com o seu dedo, seu cabelo, seus olhos, por exemplo.

 

10 – Fique atento aos aromas
Você sabia que o olfato é um gatilho para a memória? Relacione a informação que você deseja lembrar com um aroma, seu perfume, por exemplo. Ao realizar um teste e usar o mesmo perfume no dia, seu desempenho pode ser melhor. Outra dica é ter um vasinho de alecrim por perto, a planta aumenta as funções cognitivas.

 

Depois de todos esses truques, esperamos que você turbine sua memória. Tem outra dica de memorização para sugerir? Comente! 😉

 

Ver original: http://blog.locaweb.com.br/dicas/para-guardar-na-cabeca-10-truques-rapidos-de-memorizacao/?utm_campaign=comm_news_marco2016&utm_source=base_completa&utm_medium=eml&utm_content=001_post_memorizacao

 

Fonte: Rodrigo Hortenciano – Locaweb

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *